Vereador de Curitiba move ação contra Janja por viagens internacionais

Guilherme Kilter e o advogado Jeffrey Chiquini questionam as idas da primeira-dama a Moscou, Paris, Roma e Nova York

Por Poder 360

Compartilhe
À esquerda, o vereador Guilherme Kilter, e à direita, a primeira-dama Janja da Silva | Reprodução - Câmara de Vereadores de Curitiba / Sérgio Lima - Poder 360

O vereador paranaense Guilherme Kilter (Novo) e o advogado Jeffrey Chiquini moveram uma ação popular contra a primeira-dama, Janja da Silva, em razão das recentes viagens internacionais.

Em uma publicação no X (antigo Twitter), o vereador de 21 anos defendeu “a imediata proibição da utilização de aviões da Força Aérea Brasileira”, meio de transporte utilizado por Janja em sua viagem a Moscou.

Kilter questiona principalmente o fato de a primeira-dama não possuir um cargo público formal no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas usufruir de passagens aéreas, hospedagens e despesas pagas com dinheiro público.

Segundo o advogado que liderou a ação, são questionadas as viagens a Nova York, em março de 2024, a Roma, em fevereiro e em abril de 2025, a Paris, em março de 2025, e a Moscou e São Petersburgo, em maio deste ano.

A convite do governo russo, a esposa do presidente Lula embarcou 4 dias antes da comitiva oficial do marido. Segundo a assessoria, o deslocamento antecipado de Janja seria justificado pela série de agendas com a comunidade brasileira na Rússia.

Compartilhe essa notícia

Outras notícias:

AGU pede arquivamento de ação que questiona gastos de Janja em viagens

Deputado do PT enfrenta novo pedido de cassação após protestar em mercado no Paraná

O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷      O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷      O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷      O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷      O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷      O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷      O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷      O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷      O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷      O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷