Justiça dá 20 dias para Erika Hilton esclarecer contrato de segurança

Deputada e a vereadora do PSOL de São Paulo Amanda Paschoal são citadas em ação que questiona uso de verba pública para contratar empresa sem autorização da PF

Por CNN Brasil

Compartilhe
Deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em plenário | Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

A Justiça Federal do Distrito Federal determinou que a deputada Erika Hilton(PSOL-SP) e a vereadora Amanda Paschoal (PSOL-SP) apresentem defesa, no prazo de 20 dias, em ação popular que contesta a contratação de uma empresa de segurança privada com recursos públicos.

A decisão é da juíza federal Adverci Rates Mendes de Abreu, da 20ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do DF, e foi tomada após o ingresso de ação movida pelo vereador Guilherme Kilter (Novo), de Curitiba.

O processo aponta que a empresa MAPI Consultoria em Sistemas de Segurança e Proteção Comunitária LTDA. teria sido contratada pelos gabinetes das parlamentares sem possuir a autorização exigida da PF (Polícia Federal) para atuar no setor, o que configuraria possível irregularidade conforme a Lei nº 14.967/2024, que instituiu o novo Estatuto da Segurança Privada.

Embora tenha indeferido, neste primeiro momento, o pedido de suspensão imediata dos contratos, a magistrada determinou o andamento do processo e citou formalmente, além das parlamentares, a União e o estado de São Paulo, que também devem se manifestar.

O valor dos contratos questionados é de aproximadamente R$ 192,6 mil, segundo a estimativa apresentada por Kilter, que defende a investigação completa do caso.

“A continuidade do processo é fundamental para esclarecer completamente o caso e garantir que nenhum recurso público tenha sido empregado de forma ilegal ou irregular”, afirmou o vereador.

A ação segue em tramitação na Justiça Federal, que ainda deverá analisar o mérito da questão após a apresentação das defesas.

CNN entrou em contato com a deputada federal Erika Hilton e a vereadora Amanda Paschoal, e aguarda um posicionamento.

*Publicado por João Scavacin, com informações de Yasmin Silvestre e sob supervisão de Douglas Porto

Compartilhe essa notícia

Outras notícias:

AGU pede arquivamento de ação que questiona gastos de Janja em viagens

Deputado do PT enfrenta novo pedido de cassação após protestar em mercado no Paraná

O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷      O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷      O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷      O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷      O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷      O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷      O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷      O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷      O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷      O FUTURO É NOSSO!     🇧🇷